O que significa os símbolos na etiqueta?

Você sabia que a etiqueta é muito importante para nossa roupa? Sim! Ela é a identidade da peça, é onde encontramos todas as informações para manter a nossa roupa conservada e fora do perigo da deterioração, então antes de cortar a etiqueta pense bem.

Hoje vamos te ensinar a como fazer essa leitura de símbolos.


Etiqueta está na lei


Aqui no Brasil por lei, as roupas precisam ter etiquetas com as informações de razão social e CNPJ do responsável que fabricou a peça, país de origem de fabricação, tamanho, composição têxtil e cuidados para conservação do produto. Essas informações são muito importantes para rastrear informação ao consumidor, entre outras.

O Código de Defesa do Consumidor (CDC) no seu artigo 31, determina que serviços e produtos devam ser comercializados constando “informações corretas, claras, precisas, ostensivas e em língua portuguesa sobre suas características, qualidades, composição, preço, garantia, prazos de validade e origem, entre outros”.


Como ler a nossa etiqueta


Por lei é obrigatório que todas as peças venham com uma etiqueta informando sobre a origem da fabricação. Lembre-se de uma coisa, produtos que são fabricados no Brasil geram empregos e rendas locais!


Como entender os símbolos:


Passar a ferro:






A temperatura baixa (máximo 110ºC).





A temperatura deve ser média (máximo 150ºC)





A temperatura é alta (máximo 200ºC)





A peça não pode ser passada a ferro.

CUIDADO! Ao passar a ferro com uma temperatura superior ao indicado, as fibras ressecam e se tornam ásperas e, levando até a um dano irreversível.


Secagem:





Está autorizado o uso da máquina de secagem





É necessário usar apenas a temperatura normal





Não pode utilizar a máquina de secagem

CUIDADO! Ao utilizar a máquina de secar em roupas não autorizadas, as fibras ressecam e se tornam ásperas e, levando até a um dano irreversível.






A roupa deve ser pendurada para secar.






Secar pendurada sem torcer.






Secar na horizontal sem torcer.


Símbolo de alvejante

O triângulo representa o uso de alvejante, se for BRANCO indica que pode usá-lo caso seja necessário. Os TRAÇOS DIAGONAIS permitem a utilização de branqueador com oxigênio, enquanto o X por cima proíbe a utilização de qualquer tipo de branqueador.


Alvejante:






Não usar alvejante à base de cloro.






Permitido o uso de alvejante à base de cloro.






Lavagem na máquina ou na mão.






Deve ser em ciclo delicado.






A lavagem é em ciclo delicado e a roupa não pode ser torcida.






A lavagem da peça deve ser apenas manual.






A peça não deve ser lavada na máquina.


A etiqueta é o manual da sua roupa


Ter cuidado é uma prova de amor, cuide do que é seu! Não só de você, das suas finanças ou apenas das roupas de alto valor. Mas também do meio ambiente, uma peça bem cuidada dura mais, e a melhor forma de fazer isso é seguindo as instruções da etiqueta.