O que é NR10?







Uniforme de Arco Elétrico



O arco elétrico pode causar ferimentos gravíssimos em distâncias de até três metros do equipamento de alta tensão, mas também pode ocorrer em equipamentos de baixa tensão e em distâncias menores, dependendo do nível de curto-circuito.

O uniforme de proteção contra arco elétrico é diferente daquele usado para proteção contra chamas. Porque o calor liberado pelo arco elétrico pode alcançar temperaturas muito altas em um curto espaço de tempo.












Uniforme de Fogo Repentino


O fogo repentino tem o rápido deslocamento de chamas em ambientes, onde a combinação entre o ar e o combustível pode gerar explosão.

O calor das chamas é transferido por convecção e radiação, a uma temperatura de aproximadamente 2.000ºC, dependendo do tipo de material combustível e o tempo de exposição.

Esse uniforme de proteção reduz a possibilidade de queimaduras de segundo e terceiro grau, em trabalhadores sujeitos ao fogo repentino.


Porém há uma diferença se a vestimenta de proteção será usada para fuga ou para o combate ao incêndio.


Esse tipo de proteção é fundamental em empresas de óleo e gás, indústrias químicas, metalúrgicas, siderúrgicas e qualquer outra atividade que haja possibilidade de explosão. Até mesmo em áreas com riscos de ocorrências do arco elétrico, onde o fogo repentino pode ser um efeito.

.






Como nem sempre é possível eliminar o perigo de se trabalhar com esses materiais inflamáveis, a vestimenta de proteção acaba sendo fundamental.


Esse uniforme não elimina o risco, mas é uma barreira para evitar a lesão ou agravo à saúde decorrente do possível acidente.







Siga a gente nas redes sociais @birodouniforme